PESQUISA

03 de abril de 2017

Abril Verde

O mês de abril passou a representar o movimento por uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais

Comunicação Usinas Itamarati

Abril é o mês dedicado ao movimento de conscientização sobre a questão da segurança e saúde ocupacional, mobilizando não apenas empresa e trabalhadores, mas também toda a sociedade. É no trabalho que as pessoas passam grande parte do seu dia e é dele que provém o sustento próprio e de suas famílias. Neste sentido, quando um trabalhador sofre um acidente ou adoece, ele está comprometendo não apenas a si próprio, mas também a vida de outras pessoas que dependem dele, tanto monetária quanto afetivamente.

A Usinas Itamarati trabalha com foco no “Acidente Zero”. Para isso criou programas voltados à saúde do trabalhador e à sua qualidade de vida, implantando ferramentas que possibilitem, acima de tudo, a prevenção.

Algumas ferramentas desenvolvidas pela empresa já se encontram consolidadas no dia a dia do trabalhador: Diálogo Diário de Segurança, Patrulha de Segurança, Reunião de Segurança Programada, Projeto Orientador, Alerta Mútuo e Comunicação e Investigação em Caso de Acidentes. As ações da empresa são orientadas pela melhoria contínua dos equipamentos utilizados no processo produtivo, adequando-os ou substituindo-os por outros mais modernos e seguros; pelo emprego de práticas produtivas mais seguras, obtidas pelo mapeamento de todos os riscos ocupacionais de cada atividade da empresa; e pelo investimento no capital humano, através de programas de capacitação operacional e também específicos para as áreas de saúde e de segurança do trabalho.

Com acompanhamento diário pelos gestores da empresa, o Sistema de Segurança da Usinas Itamarati realiza reunião mensal, envolvendo todas as lideranças, na qual são apresentados e discutidos os resultados, incrementando o processo de vigilância e de melhoria contínua.