PESQUISA

28 de abril de 2017

Quais serão os desafios da safra 2017/18?

José Arimatea Calsaverini, CEO da Usinas Itamarati, em depoimento à edição de maio da Revista RPA News cita a evolução das práticas de gestão e governança e o desenvolvimento de estratégias de produtividade como fortes desafios

Revista RPANews – por Natália Cherubim

“Do ponto de vista do mercado açúcar, a grande questão é a direção que o mercado vai tomar. Existem fatores fundamentais moderadamente altistas (balanço da produção / consumo / estoques e clima), mas os movimentos especulativos baixistas de curtíssimo prazo estão atuando em paralelo, embaralhando a tendência dos preços. No mercado de etanol existem alguns fatores positivos no cenário, ainda que incipientes, com grande destaque para a nova política de precificação de derivados de petróleo definida pela Petrobras. Agora é torcer para os preços internacionais do petróleo confirmarem a tendência de alta moderada no longo prazo. No cenário macroeconômico, o desafio é a aprovação das reformas, principalmente da previdência.

Esta será a senha para a normalização progressiva dos mercados de crédito e de capitais. O retorno do investimento estrangeiro, a superação da recessão e o retorno do crescimento. Poderá ser o início da solução da falta de liquidez e alavancagem excessiva que afligem boa parte do setor. Dentro das usinas, os desafios a serem enfrentados permanecem os mesmos dos últimos anos: evolução das práticas de gestão e governança e o desenvolvimento de estratégias de produtividade – sobretudo agrícola – coerentes, tecnicamente embasadas, efetivas e focadas no longo prazo”.

Clique e leia na íntegra.