Responsabilidade Ambiental | Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental da Usinas Itamarati tem como objetivos desenvolver nas pessoas a capacidade de proteger e melhorar o meio ambiente, buscar alternativas que eliminem ou minimizem qualquer impacto ambiental causado pelo seu processo produtivo agroindustrial, e desenvolver ações internas, na região e no estado de Mato Grosso.

Para a empresa, as ações direcionadas ao meio ambiente têm como foco a transparência em relação às leis e regulamentações ambientais e o comprometimento dos empregados em preservar o meio ambiente. As ações visam também minimizar o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos, gerar e consumir fontes renováveis de energia, estimular projetos socioambientais e realizar treinamentos de educação ambiental.


| Certificação ISO 14.001

A Usinas Itamarati foi a primeira empresa do setor sucroenergético mato-grossense a obter a certificação ISO 14.001. A certificação atesta que a empresa está em conformidade com os princípios de sua política ambiental e que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) está efetivamente implantado.

Tendo como prioridades a manutenção e recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal, a empresa possui um viveiro onde produz mudas para a recuperação de áreas degradadas e para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental nos municípios da região.