Perfil | Governança Corporativa

A prática de governança na Usinas Itamarati agrega ética, transparência e respeito com todos os seus públicos de relacionamento. A gestão na empresa é participativa, com decisões compartilhadas entre as lideranças.

Através destas ações e valores, a companhia reforça sua credibilidade perante o mercado, aprimora o processo decisório e aperfeiçoa a sua gestão estratégica. O relacionamento entre a alta direção da empresa e o nível operacional é marcado pela interatividade, construindo respeito e confiança. Este contato permanente é garantido pela Reunião Programada de Segurança (RSP), pelo Diálogo Diário de Segurança (DDS) e pela Reunião de Performance, além das ferramentas de comunicação interna.

Os valores, as diretrizes organizacionais e os princípios do código de conduta relativos à gestão do negócio são disseminados, através dos meios de comunicação institucional da empresa, nas reuniões programadas e nos treinamentos. A companhia compromete-se com a qualidade de vida, saúde e segurança de todos os seus trabalhadores.

| Princípios

Transparência

Disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro. Deve contemplar os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à criação de valor.

Ética

A imagem e credibilidade da empresa dependem, entre outros fatores, das ações individuais e das inter-relações com os públicos de interesse. Para isso, é preciso agir em conformidade às normas reguladoras especificadas no Código de Ética da companhia.

Responsabilidade

Os agentes de governança (administradores e conselheiros) devem zelar pela sustentabilidade da companhia, visando à longevidade, incorporando os socioambientais na definição dos negócios e operações.

Igualdade

Tratamento justo e equânime aos acionistas e demais partes interessadas (stakeholders).

Perenidade

Garantir que os agentes de governança cuidem da longevidade da empresa, incorporando visão mais ampla da estratégia empresarial, considerando os princípios do desenvolvimento sustentável.

| Código de Ética

“O nosso modo de ser”. Esta é a tradução da palavra grega ethos, da qual derivou o termo “ética”. Através do Código de Ética, a Usinas Itamarati orienta trabalhadores, fornecedores e públicos de relacionamento sobre a sua cultura organizacional, construindo uma imagem forte e confiável e criando um ambiente corporativo transparente e produtivo. Além de estabelecer relações equânimes e de respeito.

Download

| Gestão da Informação

A empresa utiliza o Sistema de Gestão Corporativa SAP, no qual são efetuados os registros das operações e atividades, garantindo a exatidão das informações transacionais. Além do BI (Business Intelligence), conjunto de ferramentas que seleciona e organiza as informações da companhia para que seja possível a compreensão de seus processos, facilitando a tomada rápida de decisões estratégicas.

Na Gestão de Recursos Humanos é utilizado o sistema RM. Para os processos agroindustriais, utiliza-se o sistema especialista PIMS, englobando as atividades de plantio, tratos culturais, colheita, transporte da matéria-prima e atividades industriais.

Para dar suporte, foram implantadas várias melhorias na infraestrutura tecnológica, focadas no controle do ambiente de TI. Através de um sistema de monitoramento, é possível acompanhar as atividades em todos os equipamentos da rede de comunicação, assim como de todo o seu ambiente interno e externo de conectividade.