Perfil

Inserida no setor sucroenergético, a Usinas Itamarati atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro e açúcares cristal, refinado e triturado. Localizada no Mato Grosso, a empresa tem como mercado vocacional as regiões Centro-Oeste e Norte do País, comercializando o açúcar através de cinco centros de distribuição. Já o etanol produzido é escoado para os estados de Rondônia, Amazonas, Acre e Mato Grosso.

A empresa possui cerca de 56,5 mil hectares de terras próprias e cultiva 67 mil hectares. Como diferenciais no mercado no qual atua, a companhia tem a capacidade de produção – com possibilidade de moagem de 6,3 mil toneladas no período de safra – e o comprometimento com a entrega do produto. O escoamento do açúcar para as regiões Norte e Centro-Oeste é realizado via transporte multimodal (rodoviário e fluvial), exigindo uma logística complexa principalmente em direção ao Amazonas, Amapá e Pará, em que utiliza os rios Madeira, Amazonas e Tapajós.

Além dos investimentos sistemáticos em qualidade e padronização de seus produtos, a companhia prevê no planejamento estratégico de seu negócio procedimentos socioambientais para garantir o bem-estar de seus trabalhadores, da comunidade e do meio ambiente no qual se insere.