Responsabilidade Social | Política de Responsabilidade Social

A Política de Responsabilidade Social Empresarial da Usinas Itamarati S/A faz parte de seu planejamento estratégico. Ela estabelece um modelo de gestão fundamentado na ética e transparência, visando conciliar equitativamente os desafios sociais, ambientais e econômicos, envolvendo, para tanto, todos os atores do processo.

| Valores, transparência e governança

Atuar de forma ética e transparente perante todos os seus públicos, sendo este princípio a base da cultura da empresa, inserindo os conceitos de sustentabilidade nos negócios, promovendo melhorias nas dimensões econômica, ambiental e social.

| Público interno

Respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Legislação Trabalhista e as culturas locais, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados, estabelecendo junto a eles um relacionamento ético e responsável, em conformidade com o preconizado pelo Código de Ética da empresa.

| Fornecedores

Transmitir os valores de seu código de conduta a todos os fornecedores, terceirizados e parceiros, respeitando os contratos assim firmados, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento do modelo de gestão socialmente responsável.

| Consumidores e clientes

Investir permanentemente no desenvolvimento dos processos, objetivando a excelência na qualidade dos produtos e serviços fornecidos, respeitando seus consumidores e clientes.

| Meio ambiente

Respeitar a legislação ambiental, adotando as melhores práticas disponíveis para a preservação do meio ambiente, minimizando os impactos provocados pelas ações produtivas e comerciais da empresa.

| Comunidade

Elaborar, implantar e manter nas comunidades nas quais a empresa está inserida projetos de cunho social não assistencialista, contemplando preferencialmente as áreas de saúde, cultura, esporte, educação e meio ambiente, trazendo benefícios e disseminando valores sociais.

| Governo e sociedade

Cumprir, em conformidade com os princípios de ética e transparência, seus compromissos perante o Governo e a sociedade, atendendo plenamente seus anseios e ditames, promovendo a construção da cidadania.

| Acionistas

Desenvolver com os acionistas uma relação sustentada pelos conceitos de governança corporativa e sustentabilidade, através dos quais a agregação de valor ao capital investido se dá em igual relevância à dos interesses dos empregados, da sociedade e do Governo.