Voluntariado

O Instituto Florescer é a principal expressão da política de investimento social privado da Usinas Itamarati. Iniciou suas atividades em agosto de 2006 com um pequeno grupo formado por funcionários da empresa.

A partir de dezembro de 2010 constituiu-se em Associação Beneficente Florescer, passando a ser uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sem quaisquer conotações política, religiosa, filosófica ou racial. No desenvolvimento de suas atividades, observa os princípios da legalidade, impessoalidade, não fazendo qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.

Para cumprir seu propósito a entidade utiliza as mais variadas competências para criar e planejar ações voltadas ao bem-estar das comunidades por meio da execução de projetos e programas, doando recursos físicos, humanos ou prestando serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Desenvolve a educação musical nas crianças e adolescentes através de instrumentos de sopro, percussão e cordas, do canto coral e da formação de uma banda marcial. São atendidos adolescentes e crianças regularmente matriculados em escolas da rede pública.

| Violão e Coral

São 8 turmas (juntamente com as aulas de Coral), no período da manhã e da tarde, com duas aulas semanais cada, atendendo nos municípios de Nova Olímpia e Denise, ministradas por um professor de música. Os instrumentos utilizados pelos alunos são do próprio Instituto Florescer. O Coral funciona, prioritariamente com alunos que já participam dos Projetos de Música e Violão.

 

| Banda

As aulas são ministradas por um maestro, na cidade de Nova Olímpia, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. Constantemente a banda apresenta-se em eventos da Usinas Itamarati e de municípios vizinhos.

O Projeto Escola de Esportes desenvolve valores como respeito, responsabilidade e disciplina, contribui para a socialização, exercício consciente da cidadania e proporciona qualidade de vida para as crianças e jovens.

| Estrelas de Denise e Nova Olímpia

Projeto voltado à prática do Judô. São quatro turmas, nos turnos da manhã e à tarde, com duas aulas semanais cada, ministradas por um professor de Judô, no GERCAFI (Grêmio Esportivo Recreativo Classista dos Funcionários da Itamarati) de Denise e Nova Olímpia, contratado pelo Instituto Florescer.

 

| Capoeira

Visa à integração social de crianças e adolescentes através da prática da capoeira tradicional. O projeto teve início em setembro de 2010 no Ginásio de Esportes do Distrito de Assari, atualmente realizando as atividades no município de Denise.

 
 

| Karatê

Projeto já existente no município de Nova Olímpia, foi assumido pelo grupo de voluntariado e reestruturado para viabilizar a participação de maior número de crianças no projeto. Os atletas são avaliados anualmente para a troca de faixas, de acordo com o desempenho individual.

 

| Futebol Society

Este projeto atende crianças dos municípios de Denise, Nova Olímpia e Assari com professores qualificados e contratados pelo Instituto Florescer. Tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos além de ocupar o tempo ocioso no contra turno escolar.

 
 

Fornece verduras e legumes para complementar a merenda escolar oferecida às crianças das escolas da rede pública municipal, aumentando seu valor nutricional.

A horta é coordenada e mantida por voluntários, todos trabalhadores da Usinas Itamarati, que também realizam palestras sobre a importância de uma alimentação saudável para os alunos. O adubo utilizado também é produzido na empresa, resultante dos resíduos do processo de fabricação.

Este projeto tem como objetivo a inclusão digital, qualificando jovens da região no pacote Office e com isso facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Já foram qualificados mais de 300 jovens desde a sua implantação.

| Artesanato

Capacitar as mulheres da comunidade de Nova Olímpia para a geração de renda, incrementando o orçamento familiar. São 2 turmas, no período da tarde, uma de crochê e outra de pintura em tecido, com duas aulas semanais cada. As aulas são ministradas no GERCAFI, (Grêmio Esportivo Recreativo Classista dos Funcionários da Itamarati) de Nova Olímpia, por um professor voluntário da comunidade.

 

| Desenho

Em parceria com a APAE de Nova Olímpia, o Instituto Florescer disponibiliza um instrutor para ministrar aulas de desenho aos alunos da instituição.

| PROJETOS EM PARCERIA

O objetivo é reintegrar, nos remanescentes florestais da Usinas Itamarati, as aves silvestres e répteis, recolhidos pelo IBAMA, em apreensões, resgates ou entregas voluntárias, após terem sido reabilitados. Essa soltura tem como propósito reinserir estes animais em seu habitat natural, com posterior monitoramento para verificar a sua adaptação ao ambiente.

| Projeto Asas

Reinserção de aves recolhidas pelo IBAMA após sua reabilitação, com posterior monitoramento. Paralelamente, o projeto visa conscientizar as comunidades vizinhas sobre os valores socioecológicos que a fauna silvestre representa para a biodiversidade brasileira.

Parceiros: Usinas Itamarati e IBAMA.

 

| Soltura de Répteis

De maneira semelhante ao Projeto Asas, o projeto “Soltura” reintegra ao seu habitat natural, nos remanescentes florestais da empresa, os répteis recolhidos pelo IBAMA em apreensões, resgates ou entregas voluntárias, após terem sido reabilitados. Da mesma forma, é realizado posterior monitoramento.

Parceiros: Usinas Itamarati e IBAMA.

 
 

Promove soluções de acesso a tratamentos odontológicos para crianças e jovens de baixa renda. Atende as crianças com problemas de saúde bucal, que são selecionadas nas escolas da rede pública da região. As fichas clínicas devidamente preenchidas são encaminhadas para a coordenação nacional do projeto “Dentistas do Bem” para a triagem final e encaminhamento aos dentistas voluntários. Estes adotam um ou mais pacientes e lhe garantem atendimento odontológico gratuito em todas as especialidades até que completem 18 anos.

Parceiros: Usinas Itamarati, dentistas da região e Dentistas do Bem.